imagem banner principal

Carnaval em clubes: como surgiu um dos mais tradicionais tipos da folia brasileira?

Carnaval em clube: tradição e diversão

Carnaval em clubes do Rio é sinônimo de cultura brasileira. A mistura de danças e gêneros musicais define a união do nosso povo há centenas de anos, passando por inúmeras épocas e criando tipos diferentes de festividade ao se adaptar a cada uma.

Um dos exemplos mais famosos do carnaval é a folia em clubes, que são palco de bailes frequentados pelos mais apaixonados pelo samba.

Continue lendo para entender mais sobre a história do nosso feriado favorito e como os clubes desempenham papel importante nesse legado.

Carnaval de clubes no Brasil

O carnaval chegou ao Brasil nas mãos dos portugueses, nos anos 1600, de uma forma um pouco diferente da atual. Na época, a ideia da festa que antecede a Quarta-Feira de Cinzas era preencher recipientes com vários líquidos (como água suja, café ou até xixi) e jogá-los nos outros convidados. Era o chamado entrudo ou “molhadela”. Essa tendência “violenta” só foi extinta por volta de 1840, quando o evento precisou ser adaptado.

A festividade começou a se moldar ao que conhecemos hoje a partir de 1855, e é aí que entram os clubes carnavalescos. A elite da época quis se distanciar das molhadelas e copiar os costumes da aristocracia europeia do século XVIII, com seus famosos bailes de máscaras. Então começou o hábito de se fantasiar no carnaval!

Os carnavalescos bailes de máscara eram realizados dentro de clubes e teatros, contando com muita música e dança, costumes não encontrados na época do entrudo. Assim, foram fundadas as sociedades carnavalescas.

A partir daí, as camadas populares do país começaram a se adaptar aos novos costumes e criaram os cordões e os ranchos, assim como as marchinhas de carnaval e, eventualmente, o samba. Ao mesmo tempo, as sociedades carnavalescas passaram a dividir a folia entre os clubes e os desfiles públicos.

Tudo isso culminou na fundação das escolas de samba, que logo começaram a desfilar em verdadeira festa, do jeito que conhecemos e amamos!

Hoje em dia, os diferentes carnavais existem e convivem entre si: as escolas de samba, os blocos de rua, as folias de clubes e todas as outras variações tão importantes para a nossa cultura.

Quem não vê a hora de chegar fevereiro para aproveitar a festa precisa conhecer a CasaBloco! Nosso carnaval reúne os melhores músicos do país, em um festival lotado de gente bacana, comida gostosa e muita alegria.

Fique de olho nas nossas redes sociais para saber tudo sobre a edição 2023 da CasaBloco e venha curtir o carnaval de clubes com a gente!

Programação

Conheça a programação de 2023 da CasaBloco

clique aqui
imagem programacao