A CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro.

Ao lado dos blocos, convidados e anfitriões, artistas da cena nacional se apresentarão em diálogo com essas manifestações, em uma programação inédita. Realizado em seis dias, a CasaBloco apresentará shows, oficinas gratuitas (percussão, adereços, estandartes, maquiagem etc), encontros de blocos de diferentes regiões da cidade e do país, shows de artistas e blocos, exposições de produtos artesanais de carnaval, performances de artistas, feira de moda e de empreendedorismo com artesãos cariocas e feira gastronômica com a temática da comida de boteco e de rua.

Todas as atividades promovidas vão valorizar o carnaval, mostrando a potência do universo artístico e cultural do tema. Além da diversidade de linguagens, a CasaBloco vai destacar a cadeia produtiva do carnaval, da concepção à realização, e empregará mais de 1 mil pessoas no período que contempla a pré-produção, realização e pós-produção.