MINISTÉRIO DA CULTURA E PETROBRAS APRESENTAM







Diretor: Georges Gachot. Suíça. 2014. Com Martinho da Vila, Lecy Brandão, Ney Matogrosso e Martinália. 82′. Classificação Livre
Sinopse: O filme mostra que o samba não é apenas uma dança com movimentos sensuais, mas que também é palavra, linguagem e estilo de vida. O cantor Martinho da Vila leva o espectador através do mundo do samba, contando histórias sobre sua carreira e apresentando sua escola do coração, a campeã do Carnaval do Rio em 2013, Vila Isabel.
Diretor: Paulo Severo. Brasil. 2025. Com Fernanda Abreu, Fausto Fawcett, Herbert Vianna e Lenine. 84′. Classificação 12 anos
Sinopse: O documentário parte do vasto material inédito captado em vídeo no ano de 1995 durante as gravações do álbum Da Lata, da cantora Fernanda Abreu. Registros feitos nos estúdios no Rio de Janeiro, e mixagem no Soul II Soul Studio / Londres, nas filmagens de videoclipes, na sessão de fotos com Walter Carvalho para a capa e em trechos do show Da Lata. Conta também com depoimentos atuais dos colaboradores envolvidos no universo “da lata” na época. Uma celebração musical e visual contextualizada na expressão social e cultural da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil de 1995.
Diretores: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Brasil. 2008. Com Marisa Monte, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Tia Surica e Casquinha, 88′. Classificação Livre
Sinopse: O cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela através da pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou para recuperar as antigas composições da escola ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.
Diretor: Leonardo Martinelli. Brasil. 2025. Com Alexandre Amador, Miguel Leonardo, Camila Pitanga e Gilberto Gil. 15′. Classificação Livre.
Sinopse: Durante o Carnaval carioca, um gari enfrenta o luto pela perda da irmã enquanto cumpre suas obrigações de trabalho. Em meio à folia dos blocos de rua, ele encontra uma criança perdida e decide ajudá-la.
Diretor: Petrônio Lorena. Brasil. 2025. Com Maestro Carlos, Sílvio Botelho, Luiz Adolpho, Dona Josefa, André Vasconcelos. 73′. Classificação 14 anos
Sinopse: O Homem do Fraque Verde é um documentário de longa-metragem que aborda a história e a paixão dos foliões pelo primeiro boneco gigante do carnaval de Olinda “O Homem da Meia-Noite”, e todo o mistério ligado à religiosidade afro-brasileira que o envolve. Seu cortejo acontece todos os anos desde 1932, do sábado para o domingo de carnaval. O desfile é acompanhado por uma pequena orquestra, muitos seguranças, cerca de 250 mil foliões, milhares de turistas, centenas de policiais militares, dezenas de bombeiros, médicos, enfermeiros e equipes de TV.
Roda de Conversa com o cineasta Petrônio Lorena, a produtora, curadora e artista Diana Iliescu e Yeda Dantas, diretora do bloco Gigantes da Lira
Diretor: Paulo Machline. 2014. Com Matheus Nachtergale, Paola Oliveira e Milhem Cortaz. 94′. Classificação 14 anos.
Sinopse: Matheus Nachtergale, em uma performance arrebatadora, dá vida ao carnavalesco Joãosinho Trinta, mostrando sua trajetória no Rio de Janeiro, suas apresentações de ballet no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, seu desejo pelos holofotes e os aplausos, até o inovador desfile “O Rei da França na Ilha da Assombração” e a consagração de um gênio que mudou para sempre a cultura popular brasileira.
Diretor: Emílio Domingos e Rafael Boucinha. Brasil. 2025. Com Belo, Péricles, Thiaguinho, Netinho, Ludmilla e Glória Groove. 90′. Classificação Livre.
Sinopse: Um documentário que revive a década de ouro do pagode, celebrando o gênero musical que marcou uma geração, dominando festas, programas de TV e rádios por todo o Brasil. Com imagens de arquivo e depoimentos de artistas e personalidades dos bastidores, o documentário explora as raízes desse fenômeno, seu meteórico sucesso e o legado que ainda ecoa na música atual. Em um musical nostálgico, formado por grandes nomes do gênero, sucessos atemporais ganham novas interpretações, homenageando o impacto do pagode na cultura brasileira.