Criada em 2018, a CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Blocos e artistas de diferentes regiões do país se juntam aos representantes da folia carioca em uma grande festa que celebra a potência do universo artístico e a cultura do carnaval.
Um universo multilinguagem que atrela cultura, música, dança, cinema e arte e que nasceu da vontade de ter um lugar para vivenciar um carnaval profundo, com estrutura, conforto, segurança, música de qualidade, diversidade, cultura de verdade e, claro, arte de tocar a alma.
Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. E completa: “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, dos maracatus, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”.
Buscando contemplar a tradição do Carnaval em todas as suas vertentes, a CasaBloco promove, além de shows e performances, oficinas para transmitir saberes populares das diversas culturas, fazeres e moda carnavalesca. O projeto compreende, ainda, sessões de cinema, rodas de conversa, palestras, bailes e, feira de artesanato e feira de gastronomia.
“A CasaBloco é um projeto de valorização do carnaval como arte, sendo a mais importante expressão cultural popular do Brasil. Esse país diverso, plural, que se expressa nos diferentes ritmos que marcam o carnaval brasileiro. Esse espaço foi pensado para oferecer a melhor e mais completa experiência carnavalesca em um único lugar, onde o folião pode desfrutar de todas as linguagens que o carnaval contempla”, explica Rita Fernandes.
Com o tema “Amores, Cores e Carnavais”, a CasaBloco chega à sua 6ª edição inovando e trazendo muitas novidades. Em 2025, a CasaBloco está de casa nova no Rio de Janeiro, o Jockey Club, na Gávea, que receberá apresentações, bailes, feiras de moda e gastronomia e oficinas nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro.
Pela primeira vez, a estreia da CasaBloco acontecerá no pré-carnaval de Recife, no dia 30 de janeiro. Em Olinda, a CasaBloco será realizada pela segunda vez, nos dias 31, 1º e 02 de fevereiro!
No Rio, o projeto vai ocupar toda a área em frente às tribunas B e C, do Jockey Club, com vista privilegiada para o Corcovado e o Cristo Redentor, e ainda terá áreas internas, onde acontecerão a feira de moda, as oficinas e os bailes. Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2025, serão 24 horas de programação, parte dela gratuita, com shows, oficinas, rodas de conversa, feira de moda, gastronomia, bailes e muitas surpresas.
Todas as atividades promovidas irão valorizar os carnavais do Brasil, mostrando a potência do universo artístico e cultural do nosso país. Além da diversidade de linguagens, a CasaBloco vai destacar a cadeia produtiva do carnaval, da concepção à realização, e empregará mais de mil pessoas no período que contempla a pré-produção, a realização e a pós-produção.
Preparamos uma experiência única, que traduz a essência do carnaval, criando um lugar de encontros, conforto e arte. Teremos espaços para trocas em lugares nos quais queremos passar o dia todo, com muita alegria e confortáveis.
Um lugar de pessoas interessantes, para pessoas interessadas!